
A Educação Somática é um campo teórico-prático que se interessa pela consciência do corpo e pela reorganização do movimento.
Os métodos de Educação Somática têm em comum o fato de serem movimentos coordenados ou sustentados pela respiração; executados a partir da interpretação pessoal que o aluno faz das diretrizes verbais do professor.
O foco do professor de Educação Somática é criar condições para que seu aluno possa ampliar a capacidade de sentir seu próprio corpo e perceber o que é preciso ser modificado, melhorado ou alterado em si mesmo. Ele orienta seu aluno em um processo de reaprendizagem que passa pelo movimento de seu corpo no espaço; o leva a dar sentido ao seu próprio desequilíbrio através de suas sensações internas e o ajuda a reativar seus mecanismos naturais de auto-regulação, a fim de recuperar seu bem estar.
A integração de vários métodos de educação somática às aulas regulares de Pilates contribui na qualidade do trabalho desenvolvido no Spazio Pilates.
Depoimento Dr. Armando Gens
Professor de Didática (Faculdade de Educação-UFRJ)Levei muito tempo para resgatar a consciência corporal perdida. Foi por não ouvir o corpo, e não saber habitá-lo, que desenvolvi um corpo-doído-moído. Mas, um dia, tomei a decisão de aprender a lidar com o corpo pelo caminho da Educação Somática. Tornei-me aprendiz de meu próprio corpo. Fiz aulas de Antiginástica, Técnica de Alexander, e, atualmente, faço Pilates. A cada aula, conquisto conhecimentos que me ensinam a viver em um corpo fluido, dentro de um padrão por mim conquistado; e não imposto pela cultura.
Depoimento extraído do livro Em Pleno Corpo - Educação Somática, Movimento e Saúde - Débora Bolsanello - Ed. Juruá
O movimento das Danças Circulares foi iniciado pelo coreógrafo e bailarino clássico Bernhard Wosien, que procurava encontrar um significado maior no ato de dançar e, ao mesmo tempo, tornar a dança acessível a todos.
Durante a dança estamos de mãos dadas, simbolizando a confiança e o apoio mútuo. No círculo não existe hierarquia e as atitudes de competição são substituídas por atitudes de cooperação, onde os participantes podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de cada um.
As Danças Circulares são utilizadas como um maravilhoso instrumento de integração, auto-conhecimento e auto-cura; trazem vitalidade, musicalidade, ritmo e disciplina para a vida diária; trabalham a coordenação motora e o equilíbrio; estimulam a criatividade e a alegria de viver; ampliam a consciência corporal, a percepção, a concentração e memória; desenvolvem a auto-estima; fortalece o poder pessoal e ajudam a combater o stress e depressão.
As Danças Circulares podem, também, ser utilizadas como ferramenta de trabalho para profissionais que já atuam ou desejam atuar com grupos em comunidades, escolas e empresas.
“O que percebi, depois de uma vida inteira com a dança, é que a dança é uma meditação em movimento, um caminhar para o silêncio, onde cada movimento se torna uma oração”
Bernhard Wosien
Cursos para Iniciantes, Workshops Temáticos e Roda dos Amigos Dançantes - Consulte a Agenda ou entre em contato.
Encontros semanais de pessoas que, juntas, Respirando e Relaxando, meditam nas questões inerentes a natureza humana e de seus cotidianos. Em grupo, se ajudam a resgatar a vitalidade (saúde integral) e a tornar a Vida leve e cheia de Graça!
A responsabilidade por nossa jornada através desse mundo está em nossas próprias mãos.
Compreender nossos sentimentos é compreender nossa reação ao mundo que nos cerca e transformar nossa realidade de vida; é comprendendo que, como um grande "hotel", nós, pessoas físicas (nosso corpo vivo/ somático) "hospedamos" sentimentos que ao ficarem em nossas instalações por muito tempo, nos fazem muito mal.
Alguns desse sentimentos hóspedes são: ressentimento, raiva, culpa, ciúme, mágoa, inveja, medo, acomodação, tristeza, orgulho, perfeccionismo, auto-piedade, ansiedade, criticismo, insegurança e muito mais!
Esses hóspedes, se ficassem por pouco tempo, seriam valiosos para o "fluxo de caixa" desse hotel mas, como vão ficando por muito mais tempo que o necessário, acabam se tornando abusados, bagunceiros, fazendo grandes estragos e podem levar esse hotel à falência! e ainda, quando chegam os esperados hóspedes "que dão lucro": a Verdade, o Amor e a Alegria, esses, encontram o hotel lotado!
Precisamos de algum tempo, alguma paz, algum "SPAZIO", para nos esvaziarmos desses sentimentos que passam por nós em nosso cotidiano, nem que seja por uma horinha na semana! Precisamos de uma oportunidade de nos colocarmos em contato conosco mesmos, de ouvir nossos pensamentos e serená-los, de prestar atenção aos nossos sentimentos e aos dos outros; de abrir "vagas" para os nobres hóspedes!
Sentimentos, sem verdade, são vazios
Sem verdade, a memória é só uma fantasia
Sem verdade, o mundo é uma ilusãoO espaço, sem verdade, nunca pode ser aqui
O tempo, sem verdade, nunca pode ser agora
(verdade = franqueza = honestidade = auto-conhecimento)
Quando as pessoas se tornam verdadeiras, elas começam a experimentar a mesma realidade. Quando duas pessoas, um grupo de pessoas, todas as pessoas, toda a humanidade, partilham a mesma realidade, elas não só dão validade às suas vidas individuais, mas à própria Vida. Com a verdade, cresce não só nosso senso de realidade, mas também nossa força e aceitação de nós mesmos, reforçados por outros que se acham na mesma jornada.
Venha participar de nossos encontros semanais; em grupo encontramos o AMOR, fluído que nos coloca de "férias" na vida: ALEGRIA!
Consulte a Agenda ou entre em contato. Todos são bem-vindos!