
1
Pilates é uma ginástica livre de impacto e que não aumenta a freqüência cardíaca. É interessante tanto para bailarinos e atletas quanto para quem nunca se dedicou a uma atividade física. O trabalho é individualizado, respeitando as limitações e os objetivos de cada um.
2
os exercícios fortalecem o corpo globalmente. A ênfase é dada aos músculos posturais profundos (estabilizadores) fazendo com que o movimento possa ocorrer com facilidade, eficiência e segurança.
3
movimentar o corpo, mobilizar e promover o bom alinhamento das articulações, alongar e fortalecer a musculatura, ganhar flexibilidade, facilitar o envio de oxigênio para os músculos com a melhora da circulação. O resultado é um corpo sem tensões, sem câimbras, sem dores na coluna, ombros, pernas e joelhos.
4
durante os exercícios a memória e a concentração são estimuladas para que os movimentos sejam realizados com perfeição e controle; toda a atenção é requisitada. Corpo e mente devem estar presentes durante a aula.
5
todos os exercícios são realizados em sincronia com a respiração que, através dos movimentos inspiratórios e expiratórios, mobilizam o esterno e o gradil costal, fortalecem e alongam músculos intercostais, diafragmáticos e abdominais.
6
a prática regular favorece a liberação de sustâncias que estimulam o metabolismo, reduzem a ansiedade, acalmam e melhoram a auto-estima; é coadjuvante no processo de emagrecimento.
7
os exercícios ajudam a pôr ordem no trânsito intestinal, aumentam os movimentos peristálticos, agilizando a passagem dos alimentos pelo tracto-intestinal, diminuindo, assim, o contato com substâncias tóxicas e reduzindo os danos causados pelos radicais livres – moléculas responsáveis pelo processo de envelhecimento.
8
não há nada melhor do que mexer o corpo para espantar o mau humor. Os exercícios aumentam a produção de serotonina e endorfina proporcionando aumento da alegria; fim do casaço e desânimo.
9
executar os exercícios com a respiração adequada e com controle dos movimentos ajudam a combater o stress, acalmar a mente, diminuir a agitação, tensão e fadiga, oxigenar as células cerebrais, relaxar a musculatura; como conseqüência, melhorar a qualidade do sono e normalizar quadros de ansiedade e insônia.
10
praticar Pilates é tão gostoso que você nem vai acreditar que está fazendo exercício físico. O resultado após cada aula é uma agradável sensação de bem-estar, vigor e relaxamento, onde cada músculo foi tonificado, alongado e massageado.
Todas as pessoas podem praticar Pilates em função do grande repertório de exercícios, modificações e adaptações que permitem direcionar as propostas às variadas necessidades e objetivos. Antes de ser introduzido no grupo, é necessário que o aluno passe por uma aula de iniciação nos fundamentos do método (aula matrícula). Nesta aula é feita uma avaliação dinâmica para que se possa traçar um plano de trabalho personalizado, a partir das necessidades, limitações e objetivos de cada um.
Adultos e Idosos – Por não ser extenuante, o método Pilates é um dos exercícios mais indicados nesta fase da vida. Com a longividade cada vez maior, é fundamental encontrar meios para melhorar a qualidade de vida e buscar funcionalidade e mobilidade nas atividades cotidianas. Com um enfoque especial no fortalecimento muscular é um excelente recurso para prevenção e tratamento da osteoporose.
Um estudo da Tufts University publicado no New England Jounal of Medicine mostrou que participantes mais velhos que iniciaram um programa de Pilates melhoraram sua força em 113% em 10 semanas.
Gestantes – O Pilates é uma ótima opção para gestantes, a fim de evitar ou minimizar os desconfortos causados pelas alterações fisiológicas e biomecânicas que ocorrem devido ao crescimento do feto e ao aumento de peso durante a gestação, como lombalgia, inchaço, varizes, falta de ar, cansaço, alteração da marcha...
Praticar Pilates fortalece, alonga, melhora a postura, trabalha o assoalho pélvico, favorece a respiração, desenvolve a consciência corporal, acalma, relaxa e permite a futura mamãe um momento de contato e dedicação ao seu bebê.
Após o parto, é muito importante o trabalho de reestruturação corporal através do Pilates Pós-Parto, para que haja o realinhamento da coluna, o fortalecimento do abdômen e o relaxamento da região lombar, bastante exigida durante a gravidez. Além do mais, a atividade física deixará a mamãe mais bem disposta, mais saudável e com uma ótima condição física para seu novo cotidiano.
Crianças – O movimento é fundamental para o desenvolvimento global da criança, por isso, adaptamos os recursos do Pilates e criamos uma aula prazerosa e motivadora, onde são trabalhadas habilidades motoras, coordenação, orientação espaço-temporal, equilíbrio estático e dinâmico, tônus, respiração e relaxamento. Todos os exercícios são realizados sem carga, estimulando as condições naturais e previnindo os distúrbios posturais.
Adolescentes – O Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso, muitas vezes acompanhados de dor. A prática do Pilates, nesta fase, é um ótimo trabalho preventivo, evitando os desvios de coluna (escolioses e cifoses) tão comuns nessa idade.
Pessoas com Alterações Posturais (escolioses, cifoses, hérnias de disco etc.) e Articulares (artroses, artrites etc) – Os exercícios têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensações e sobrecargas indesejadas. Os exercícios propostos fortalecem o corpo globalmente, com ênfase nos músculos posturais profundos, reestabelecendo a movimentação e a função da coluna vertebral, para que as atividades diárias sejam executadas de maneira eficiente.
Atletas Profissionais ou Amadores – O Pilates dá ao atleta um centro firme, melhorando e fortalecendo suas articulações e musculatura, além de aumentar a flexibilidade e a propriocepção. Tudo isso evita contusões e melhora o rendimento de qualquer atividade esportiva.